Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, nem está antes de outro periódico para consideração (ou uma explicação foi fornecida em Comentários ao Editor).
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte 12; emprega itálico, em vez de sublinhado (exceto endereços de URL); e todas as ilustrações, figuras e tabelas são colocadas dentro do texto nos pontos apropriados e não no final do arquivo.
  • O texto segue os requisitos estilísticos e bibliográficos descritos nas Diretrizes do Autor abaixo.
  • O arquivo de envio está no formato de arquivo de documento OpenOffice, Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.
  • Quando disponível, os URLs para as referências devem ser fornecidos.
  • A
  • All submitted manuscripts must be in accord with the ICZN and ICBN.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

1. A Revista Brasileira de Paleontologia (RBP) é uma publicação oficial da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), cujo objetivo é a divulgação da produção científica de interesse amplo e de caráter original relacionada com a Paleontologia.

2. Todos os manuscritos submetidos deverão estar em consonância com o ICZN e o ICBN.

3. Os textos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. Artigos redigidos em português ou espanhol devem incluir um abstract em inglês.

4. Os manuscritos podem conter até 40 páginas digitadas em espaço duplo, incluindo ilustrações e referências bibliográficas. Artigos que excedam este limite de páginas deverão ser analisados previamente pelo corpo editorial.

5. Os endereços institucionais, email e ORCID (com URL completa) de todos os autores devem ser fornecidos. Indicar o autor correspondente através de um asterisco.

6. Na submissão de um manuscrito, é obrigatório o mesmo vir acompanhado de uma cover letter ao editor, contendo indicações de potenciais revisores especialistas no tema do trabalho, conflitos de interesse, dentre outros.

PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS

7. Da primeira folha em diante, em sequência, o título, nome completo do(s) autor(es), endereço (caixa postal, logradouro, e-mail, CEP, cidade e Estado), Abstract, Resumo, texto completo, referências e ilustrações. Título do trabalho centralizado, em maiúsculas, tamanho 14, em negrito. Nome dos autores em caixa alta, tamanho 10, centralizado. Endereço dos autores em minúsculas, tamanho 10, centralizado. Outros títulos dentro do texto em maiúsculas, centralizados. Subtítulos dentro das seções, em minúsculas, negrito, alinhados à esquerda. O resumo e abstract devem ter até 20 linhas em parágrafo único, sem citações bibliográficas. Devem ser seguidos de até 6 key words e palavras-chave, respectivamente, após dois pontos e separadas por vírgulas, conforme exemplo:

Palavras-chave: radiolários, sistemática, micropaleontologia, Cretáceo, Brasil.

Key words: radiolarians, systematics, micropaleontology, Cretaceous, Brazil.

Favor fornecer um título abreviado para o manuscrito. Artigos em português ou espanhol deverão ter o título vertido para a língua inglesa, em minúscula e negrito, inserido após a palavra Abstract e seguido imediatamente pelo texto do abstract. Submeter somente os arquivos digitais do texto, tabelas e ilustrações. Editar o texto e tabelas em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12. O texto deve estar em espaço duplo, não justificado, com margens de 2.5 cm em todos os lados. Ilustrações e tabelas devem ser apresentadas separadamente em arquivos eletrônicos.

Ilustrações

8. Todas as ilustrações gráficas, fotográficas e fotomicrográficas serão numeradas sequencialmente, na ordem de sua citação no texto, e consideradas, mesmo as pranchas, indiscriminadamente como Figuras. Figuras coloridas posem ser utilizadas sem custo adicional. As figuras devem ser submetidas no tamanho em que devem aparecer na RBP: largura máxima de 8 cm (uma coluna) ou 17 cm (duas colunas). Recomenda-se enfaticamente preparar as figuras fazendo-se econômico uso do espaço disponível. Evitar o uso de molduras e excessivo espaço em branco entre as partes de uma figura. As ilustrações devem ser submetidas com boa qualidade e acompanhadas de arquivo digital (em jpg ou tiff) com pelo menos 300 dpi no tamanho final de publicação.

9. Legendas e símbolos das ilustrações e tabelas devem ser em fonte Arial e ter dimensões adequadas para permitir legibilidade em eventuais reduções. Figuras excedendo o tamanho permitido não serão aceitas. As imagens dentro de uma figura composta devem ser identificadas usando letras maiúsculas, em fonte Arial (A, B, C...). Explicar todos os símbolos. Colocar escalas gráficas dentro da área das ilustrações. As legendas para as figuras e tabelas devem vir separadamente ao final do texto. Todas as legendas em português ou espanhol devem incluir tradução para o inglês, incluindo os textos dentro das figuras. Evitar o uso demasiado de texto sobre fotos, utilizando sempre fonte Arial.

Referências

10. Para citações no corpo do texto, seguir os formatos do seguinte exemplo: Costa (1999), Costa & Silva (1992a, b), e para três ou mais autores, Costa et al. (2000). Referenciar vários artigos em ordem cronológica e separados por ponto e vírgula: (Silva, 1999, 2000; Silva et al., 2002; Souza, 2004).

11. Favor fornecer o número do "Digital Object Identifier System" (DOI) para todos as referências para as quais o mesmo estiver disponível. 

12. Ao final do texto, ordenar as referências na ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor. Caso haja mais de um artigo do mesmo autor, ordenar em ordem cronológica caso não haja outros autores, ou em ordem alfabética de acordo com o nome do segundo autor e assim por diante. Não usar linhas em branco entre as referências. Empregar os seguintes formatos:

Artigos de periódicos:

Piovesan, E.K.; Bergue, C.T. & Fauth, G. 2010. New ostracode species from the Upper Cretaceous of the Santos Basin, Brazil. Revista Brasileira de Paleontologia, 13:175–180. doi:10.4072/ rbp.2010.3.02

Simões, M.G.; Rodrigues, S.C. & Kowalewski, M. 2007. Comparative analysis of drilling frequencies in Recent brachiopodmollusk associations from the southern Brazilian shelf. Palaios, 22:143–154. doi:10.2110/palo.2006.p06-040r

Artigos de publicações seriadas:

Price, L.I. 1953. Os quelônios da Formação Bauru, Cretáceo terrestre do Brasil Meridional. Rio de Janeiro, Departamento Nacional da Produção Mineral, Divisão de Geologia e Mineralogia, 34 p. (Boletim 147).

Vicalvi, M.A.; Kotzian, S.C.B. & Forti-Esteves, I.R. 1977. A ocorrência de microfauna estuarina no quaternário da plataforma continental de São Paulo. In: Evolução Sedimentar Holocênica da Plataforma Continental e do Talude do Sul do Brasil, Rio de Janeiro, CENPES/DINTEP, p. 77–97 (Série Projeto REMAC 2).

Dissertações e teses:

Morais, M.H.C. 1998. Equinóides regulares da Formação Pirabas (Oligo-Mioceno), Pará, Brasil - Sistemática, Tafonomia e Paleoecologia. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 69 p.

Artigos publicados em eventos:

Dias-Brito, D. 1992. Ocorrências de calcisferas em depósitos carbonáticos do Atlântico Sul: impacto na configuração paleocenográfica do Tétis Cretácico. In: SIMPÓSIO SOBRE AS BACIAS CRETÁCICAS BRASILEIRAS, 2, 1992. Resumos expandidos, Rio Claro, UNESP, p. 30–34.

Livros:

Taylor, T.N. & Taylor, E.L. 1993. The Biology and Evolution of Fossil Plants. 1ª ed. Nova Jersey, Prentice Hall, 982 p.

Capítulos de livros:

Ostrom, J.H. 1992. Dromaeosauridae. In: D.B. Weishampel; P. Dodson & H. Osmólska (eds.) The Dinosauria, University of California Press, p. 269–279.

URLs

Rees, T. 2021. The interim register of marine and nonmarine genera. Available at https://www.irmng.org; accessed on DD/MM/AAAA.

 

13. Caso a referência tenha 10 ou mais autores, colocar o nome do primeito autores seguido de et al., assim como no exemplo abaixo:

Simion, P. et al. 2017. A large and consistent phylogenomic dataset supports sponges as the sister group to all other animals. Current Biology, 27:958–967. doi:10.1016/j.cub.2017.02.031

ANÁLISE PELO CORPO CONSULTIVO

14. Os manuscritos serão submetidos à análise crítica de pelo menos dois consultores ad hoc e/ou analisados pelos Editores ou Conselho Editorial.

PROCEDIMENTOS APÓS ANÁLISE

15. Artigos aceitos serão encaminhados aos autores, acompanhados de uma lista de recomendações editoriais. A versão corrigida do texto (doc) e figuras (jpeg ou tiff) deverão retornar à RBP em formato eletrônico.

16. Provas eletrônicas dos artigos serão remetidas aos autores para correção antes da impressão.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.