Sobre a Revista

O Boletim Paleontologia em Destaque (Paleodest) é uma publicação da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) e publica trabalhos científicos e técnicos originais em português, inglês e espanhol, na forma de resumos, notas e artigos científicos. O Paleodest é uma publicação gratuita para sócios da SBP.

Publica um amplo espectro de temas que tratem direta e indiretamente da paleontologia, incluindo taxonomia, anatomia, morfologia, sistemática, filogenia, paleoeocologia, paleobiologia, paleontologia estratigráfica, tafonomia, paleobiogeografia, educação, curadoria, filosofia e história da paleontologia, direito e aspectos legais, novas técnicas e metodologias, patrimônio, geoconservação, entre outros.

A partir deste ano, 2021, passa a ser publicado em dois volumes anuais ordinários, ambos apresentando DOI (Digital Object Identifier): o primeiro, publicado no primeiro semestre, traz os resumos apresentados nos encontros regionais de paleontologia, como o boletim vem fazendo há quase 15 anos (com DOI único para o volume); e o segundo, publicado no segundo semestre, traz publicações completas, na forma de artigos ou notas com revisão por pares (com DOI individual para nota e artigo). Além disso, continua a ser publicado na forma de edições especiais voltadas para os livros de trabalhos de simpósios e congressos promovidos pela SBP, quando solicitado pelas comissões organizadoras, tais como o Simpósio Brasileiro de Paleovertebrados, Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados, Simpósio Brasileiro de Paleobotanica e Palinologia, Congresso Brasileiro de Paleontologia ou outros.

A divulgação dos trabalhos apresentados nos encontros regionais de paleontologia - PALEOs, com amplo espectro de temas, é um dos grandes serviços do Paleodest, divulgando as pesquisas que vêm sendo realizadas em todo o Brasil, e em especial, incentivando e fornecendo um espaço aos estudantes e jovens pesquisadores.

O novo escopo para publicação de artigos e notas terá foco em temas e formatos que não são contemplados no escopo na Revista Brasileira de Paleontologia. Serão publicados artigos científicos e/ou técnicos voltados especialmente para a educação, história, filosofia, direito e aspectos legais, novos métodos e técnicas de estudo, preparação e conservação de fósseis, técnicas de campo, técnicas de aquisição de imagens, curadoria de exposições, curadoria e documentação de coleções científicas, museologia, patrimônio, geoconservação, entre outros, desde que tenham relação com a paleontologia. As notas podem incluir todos os temas acima, além de notas taxonômicas ou de novas ocorrências de táxons. A publicação de notas e artigos originais terá fluxo contínuo, mas sempre dentro do segundo volume do ano.

Edição Atual

v. 38 n. edição especial (2023): Resumos do V Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados (SBPI) ~ III Reunião de Ostracodólogos do Brasil (ROB)
					Visualizar v. 38 n. edição especial (2023): Resumos do V Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados (SBPI) ~ III Reunião de Ostracodólogos do Brasil (ROB)
Publicado: 2024-02-01

Edição completa

Ver Todas as Edições