Revistas

  • Revista Brasileira de Paleontologia

    Publicação da  Sociedade Brasileira de Paleontologia
    Versão impressa ISSN 1519-7530  Versão on-line ISSN 2236-1715

    A Revista Brasileira de Paleontologia (RBP) é uma publicação oficial da Sociedade Brasileira de Paleontologia, lançada em 2001. A RBP é uma revista de acesso totalmente aberto, com lançamentos trimestrais (março, junho, setembro e dezembro).
    A Revista Brasileira de Paleontologia promove a pesquisa e publica artigos originais (normalmente 10-40 páginas manuscritas) e notas taxonômicas e nomenclaturais sobre todos os aspectos da Paleontologia. Os artigos devem ser escritos em inglês, espanhol ou português e são revisados por especialistas internacionais. As propostas de volumes temáticos devem ser discutidas previamente com os editores.
    A revista é atualmente indexada pela BIOSIS, Current Contents, GEORef, Latindex, Portal Periódicos CAPES, Science Citation Index Expanded, e Zoological Record. A Revista Brasileira de Paleontologia é membra do CrossRef.

     

    Scimago Journal & Country Rank

    Associação Brasileira de Editores Científicos

    h5 index: 7
    h5 median: 10
  • Paleontologia em Destaque - Boletim da Sociedade Brasileira de Paleontologia

    O Boletim Paleontologia em Destaque (Paleodest) é uma publicação da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) e publica trabalhos científicos e técnicos originais em português, inglês e espanhol, na forma de resumos, notas e artigos científicos. O Paleodest é uma publicação gratuita para sócios da SBP.

    Publica um amplo espectro de temas que tratem direta e indiretamente da paleontologia, incluindo taxonomia, anatomia, morfologia, sistemática, filogenia, paleoeocologia, paleobiologia, paleontologia estratigráfica, tafonomia, paleobiogeografia, educação, curadoria, filosofia e história da paleontologia, direito e aspectos legais, novas técnicas e metodologias, patrimônio, geoconservação, entre outros.

    A partir deste ano, 2021, passa a ser publicado em dois volumes anuais ordinários, ambos apresentando DOI (Digital Object Identifier): o primeiro, publicado no primeiro semestre, traz os resumos apresentados nos encontros regionais de paleontologia, como o boletim vem fazendo há quase 15 anos (com DOI único para o volume); e o segundo, publicado no segundo semestre, traz publicações completas, na forma de artigos ou notas com revisão por pares (com DOI individual para nota e artigo). Além disso, continua a ser publicado na forma de edições especiais voltadas para os livros de trabalhos de simpósios e congressos promovidos pela SBP, quando solicitado pelas comissões organizadoras, tais como o Simpósio Brasileiro de Paleovertebrados, Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados, Simpósio Brasileiro de Paleobotanica e Palinologia, Congresso Brasileiro de Paleontologia ou outros.

    A divulgação dos trabalhos apresentados nos encontros regionais de paleontologia - PALEOs, com amplo espectro de temas, é um dos grandes serviços do Paleodest, divulgando as pesquisas que vêm sendo realizadas em todo o Brasil, e em especial, incentivando e fornecendo um espaço aos estudantes e jovens pesquisadores.

    O novo escopo para publicação de artigos e notas terá foco em temas e formatos que não são contemplados no escopo na Revista Brasileira de Paleontologia. Serão publicados artigos científicos e/ou técnicos voltados especialmente para a educação, história, filosofia, direito e aspectos legais, novos métodos e técnicas de estudo, preparação e conservação de fósseis, técnicas de campo, técnicas de aquisição de imagens, curadoria de exposições, curadoria e documentação de coleções científicas, museologia, patrimônio, geoconservação, entre outros, desde que tenham relação com a paleontologia. As notas podem incluir todos os temas acima, além de notas taxonômicas ou de novas ocorrências de táxons. A publicação de notas e artigos originais terá fluxo contínuo, mas sempre dentro do segundo volume do ano.