Saudações Paleontológicas,
Prezada comunidade paleontológica, compartilhamos com vocês uma mensagem dos editores da Revista Brasileira de Paleontologia (RBP). Próximo de comemorar seus 25 anos em 2026, a RBP consolidará em 2025 uma série de mudanças, as quais gostaríamos de compartilhar em primeira mão com todos os associados e com aqueles que prestigiam a RBP.
Conforme deliberado em assembleia da SBP no CBP de Maceió, 2024, a RBP, a partir de 2025, aceitará apenas artigos versados em língua inglesa e adotou o modelo de fluxo contínuo de produção e publicação de artigos, que está sendo implementado e será aperfeiçoado ao longo desse ano. Mas não se preocupem, seguiremos editorando os trabalhos submetidos, em português e em espanhol, antes de 2025.
Também a partir de 2025, a RBP deixará mais claro informações relativas à licença dos artigos (Cretive Commons), a obrigatoriedade de cada autor ter registro ORCID, a necessidade de declaração ética relativa a licenças de coleta e uso de material biológico/paleontológico, a exigência de uma declaração sobre uso ou não de Inteligência Artificial (IA), e um espaço dedicado à indicação das agências financiadoras e, não menos importante, um maior incentivo ao compartilhamento de dados suplementares.
Nossa política em relação aos dados é que cada autor deposite seus dados suplementares em repositórios com atribuição de DOI (Digital Object Identification) e indiquem isso em um espaço próprio no manuscrito. Também incentivamos que, caso seja do interesse dos autores, depositarem o resumo dos seus artigos em outras línguas, como português e espanhol.
Outra mudança que já implementamos ao longo desses primeiros meses de 2025, é a troca de editora. A partir do número um de 2025, a Editora Cubo será a responsável pela diagramação e revisão técnica de cada manuscrito aceito. As provas diagramadas dos manuscritos, antes enviadas diretamente pelos editores da RBP, serão enviadas diretamente pela Editora aos autores, dando maior agilidade ao processo e uma maior transparência através de um sistema de monitoramento compartilhado entre a Editora Cubo e os Editores da RBP. Não obstante, a responsabilidade de revisão das provas será dos autores, sem mediação da RBP, dentro de prazos médios utilizados por demais periódicos na área.
Com essas mudanças, reafirmamos o nosso comprometimento da RBP em uma Paleontologia cada vez mais responsável e de excelência, em prol de uma ciência mais justa, ética e com capacidade de transformação social. Essa caminhada dependerá também da colaboração de todos nesse trajeto.
Saudações,
Prof. Matias Ritter, Editor-chefe, em nome de toda a Equipe Editorial da RBP