Carta Pública Conjunta
Núcleo RJ/ES da Sociedade Brasileira de Paleontologia & Sociedade Brasileira de Paleontologia
As diretorias do Núcleo RJ/ES da Sociedade Brasileira de Paleontologia e da Sociedade Brasileira de Paleontologia vêm a público expressar seu repúdio à violação da dignidade humana através de atitudes ou comportamentos considerados inadequados na comunidade acadêmico-científica e fora dela. Acusações recentes de assédios moral e sexual veiculados nas mídias sociais e na edição de 12/12/2021 do Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, tornaram urgente a necessidade do combate a atos inadmissíveis em nossa sociedade. Estamos cientes do Processo Administrativo que corre na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da potencial abertura de processo pelos denunciantes junto ao Ministério Público, e, por conta disso, cobramos que a justiça – na Universidade e fora dela – tome seu curso e que, se confirmados, tais atos sejam repreendidos pela justiça brasileira através das medidas cabíveis.
Lamentamos que os comportamentos relatados tenham afastado jovens paleontólogos(as) da vida acadêmica. Nesse sentido, além de nos solidarizarmos com os(as) denunciantes dos referidos atos (sejam eles/elas da área de Paleontologia ou não), o Núcleo RJ/ES da SBP e a Sociedade Brasileira de Paleontologia vêm neste momento abrir canais de acolhimento aos denunciantes de crimes desta sorte, aos quais podem ser relatados não somente atos considerados inadequados na comunidade acadêmico- científica, mas também podem ser solicitadas orientações sobre atitudes a serem adotadas por parte dos denunciantes. Outro objetivo dos canais é orientar jovens paleontólogos(as) na busca por novos orientadores de graduação ou pós-graduação, permitindo assim uma plena e segura reincorporação dos denunciantes à comunidade acadêmica. Os canais de comunicação são endereços eletrônicos já existentes das duas entidades: nucleo.sbp.rjes@gmail.com (Núcleo RJ/ES da SBP) e secretaria@sbpbrasil.org (SBP). Além disso, nos comprometemos a mitigar possíveis danos à comunidade paleontológica brasileira através da realização de palestras e discussões sobre as temáticas de ética e conduta na comunidade acadêmica.
Por fim, reforçamos aqui a importância da união da comunidade paleontológica brasileira em prol da preservação da dignidade humana e do fortalecimento da Paleontologia Nacional nos seus mais diversos aspectos.
Atenciosamente,
Diretoria do Núcleo RJ/ES da Sociedade Brasileira de Paleontologia Diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia
Leave a Comment