É com imenso pesar que a Sociedade Brasileira de Paleontologia comunica o falecimento do Prof. Dr. Jean Claude Yves Bocquentin Villanueva em 22 de fevereiro de 2025 aos 95 anos (1929-2025).
O Prof. Jean Bocquentin nasceu em Draguignan no sul da França no dia 28 de novembro de 1929. Estudou ciências naturais na graduação no início dos anos 1970 tendo concluído o doutorado em 1979 em Paleontologia e Ciências da Terra na Université Pierre et Marie Curie, LISE, França. Estudou os fósseis de mamíferos do Pleistoceno da Venezuela orientado pelo paleontólogo francês Dr. Robert Hoffstetter.
Após defender sua Tese em 1979, o Dr. Jean (como era carinhosamente conhecido), se tornou pesquisador do “Centro de Investigaciones” da Universidade Nacional Experimental Francisco de Miranda (UNEFM) em Coro, Venezuela, trabalhando de 1980 até 1985. Durante este período coletou e descreveu diversos fósseis procedentes do Deserto de Urumaco.
Em 1986 se torna Prof. Visitante da Universidade Federal do Acre (UFAC) em Rio Branco, contratado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Como professor/pesquisador da UFAC foi responsável pela organização, manutenção e modernização do Laboratório de Pesquisas Paleontológicas por mais de 15 anos. Neste período, participou de várias expedições de coleta de fósseis na Formação Solimões, ao longo dos rios Acre, Purus, Iaco, Tarauacá e Juruá e nos afloramentos ao longo da rodovia BR 364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
O Prof. Jean foi um pesquisador completo, conhecia as técnicas de campo para retirada de fósseis e fazia questão de orientar pessoalmente os alunos iniciantes. Em laboratório, ele mesmo preparava os fósseis e ensinava as técnicas de preparação para os estagiários. Era um hábil desenhista e fazia questão de ilustrar os fósseis nos manuscritos que publicava.
Entre 1981 e 2011 descreveu mais de duas dezenas de artigos sobre fósseis da Formação Urumaco (Venezuela) e da Formação Solimões (Acre). Ele foi um dos primeiros a perceber e relatar que as faunas destas duas formações eram síncronas do Mioceno médio/superior. Descreveu e nomeou novos gêneros e espécies fósseis de diversos grupos taxonômicos incluindo peixes (Paleohoplias assisbrasiliensis, Phractocephalus acreornatus), répteis (Hesperogavialis cruxenti, Mourasuchus arendsi, Podocnemis negrii, Stupendemys souzai) e mamíferos (Urumacotherium garciai, Neoepiblema acreensis), além de ter redescrito e ilustrado o crânio completo de Purussaurus brasiliensis descoberto no alto rio Acre em 1986.
Na Universidade Federal do Acre, contribuiu decisivamente para dar visibilidade nacional e internacional ao Laboratório de Pesquisas Paleontológicas através dos seus artigos científicos. Ajudou a formar uma nova geração de paleontólogos no Acre entre os quais Dr. Francisco Ricardo Negri e Dr. Edson Guilherme. Participou da Comissão Científica do XVII Congresso Brasileiro de Paleontologia ocorrido na Instituição em 2001. Também contribuiu com o curso de Ciências Biológicas ministrando diferentes disciplinas (Zoologia, Paleontologia e Pesquisa Orientada). Orientou diversos projetos de iniciação científica deixando um legado inestimado para o Centro de Ciências Biológicas e da Natureza e para a sociedade Acreana.
Em 2005 o Prof. Jean se aposenta e volta a viver em Paris. Mesmo ausente, sempre manteve contato com a equipe do laboratório e voltou ao Brasil algumas vezes como visitante. Era um aficionado por origamis e gastava parte do seu tempo os confeccionando para decorar seu apartamento ou presentear um amigo. A partida do Prof. Jean deixa nossa equipe enlutada e saudosa da sua agradável convivência. A paixão, o cuidado e o zelo que tinha pelos fósseis causava admiração a todos que conviveu e foi orientado por ele. O seu legado permanece como um “mantra” em todos nós.
A SBP se solidariza nesse momento com familiares e amigos do Prof. Jean Bocquentin.
Texto elaborado por Edson Guilherme, Alceu Ranzi, Francisco Ricardo Negri, Jonas Pereira de Souza Filho e Andrea Aparecida Maciente