É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do paleontólogo Sérgio Furtado Cabreira.
Graduado em odontologia pela UFPEL (1986), realizou sua dissertação sore o aparato mastigatório de rincossauros pela UFRGS (2004) e sua tese de doutorado sobre histologia dentária de cinodontes também pela UFRGS (2009). Ao longo do período de formação, demonstrou enorme aptidão pela prospecção e trabalho de campo, descobrindo dezenas de fósseis que foram temas de teses e dissertações de outros estudantes.
Atuou como paleontólogo pela ULBRA durante muitos anos, onde realizou descobertas memoráveis, como os dinossauros Buriolestes schultzi e Pampadromaeus barberenai, além de um esqueleto incrivelmente bem preservado de Prestosuchus chiniquensis. Em 2019, a espécie de dinossauro Gnathovorax cabreirai foi nomeada em sua homenagem.
Incansável em sua busca por novos achados, Cabreira inovou as técnicas de coleta através do uso de métodos mais sofisticados pela primeira vez no Brasil. Além disso, será lembrado por sua maestria no processo de preparação, utilizando dos mais variados métodos para revelar os detalhes mais minuciosos de seus incríveis achados.
Sua paixão pelo trabalho de campo foi tão grande quanto seu interesse por estudos histológicos de dentes, uma herança da formação em odontologia. Suas últimas pesquisas buscaram encontrar nas lâminas histológicas as respostas para a evolução do grupo dos cinodontes.
Sérgio Furtado Cabreira deixa um legado ímpar na história da paleontologia brasileira, inspirando gerações com sua paixão pela prospecção. Como o primeiro paleontólogo do Território da Quarta Colônia-RS, seu trabalho fui fundamental para a criação do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM) e do Geoparque Quarta Colônia UNESCO.
“Em milhões de anos que esse material esteve dentro dessa rocha, nós somos os primeiros seres humanos a admirar essa maravilha da natureza”. Sérgio Furtado Cabreira no momento do achado do holótipo de Buriolestes schultzi em 2009.
Por Rodrigro Temp Muller e Leonardo Kerber, ambos do CAPPA/UFSM, Quarta Colônia