No dia 05 de dezembro de 2025, foi lançado o ‘Guia Ilustrado da Paleobiota de Itaboraí’, no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O evento contou com a presença de pesquisadores da UFRJ, UERJ, UFRRJ, UFF, Museu Nacional/UFRJ, representantes de instituições públicas, tais como Petrobras, Serviço Geológico do Brasil e Agência Nacional de Mineração, estudantes, membros da comunidade científica, professores de escolas públicas do estado e do município do Rio de Janeiro, entre outros. A iniciativa marca um importante passo na divulgação e valorização do patrimônio paleontológico brasileiro.
A impressão do livro e o evento de seu lançamento tiveram apoio institucional da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Durante a abertura, além dos agradecimentos formais, houve uma homenagem especial à Prof.ª Maria Antonieta da Conceição Rodrigues (Tutuca), reconhecida por sua contribuição histórica ao Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí (PNMPSJI) e à formação de gerações de cientistas. Em seguida, o idealizador da obra, Dr. André Pinheiro (FFP/UERJ), apresentou uma palestra sobre o desenvolvimento do projeto editorial e a relevância científica da Bacia de Itaboraí.
A publicação apresenta, de forma técnica e acessível, a diversidade da flora e fauna fossilizadas da Bacia de Itaboraí, um dos mais relevantes registros do Paleógeno no Brasil e referência essencial para compreender a diversificação inicial dos mamíferos sul-americanos. O guia combina ciência, educação e ilustração científica, tornando-se uma ferramenta de grande valor para pesquisadores e público em geral. O encontro foi encerrado com um coquetel e sessão de autógrafos, promovendo integração entre os autores e o público presente.
Autores: André Eduardo Piacentini Pinheiro, Felipe Alves Elias (ilustrador), Márcia Aparecida dos Reis Polck, Luís Otávio Rezende Castro, Felipe Abrahão Monteiro, Leonardo de Melo Carneiro, Maria Antonieta da Conceição Rodrigues e Lílian Paglarelli Bergqvist
Para acessar o livro, clique aqui!







