A Tafonomia é parte essencial dos estudos realizados por nós, paleontólogos…
Ela nos auxilia a compreender como se formam os fósseis, ou seja, como os organismos entram no registro sedimentar e quais transformações sofrem na sua constituição ao experimentar os mesmos processos diagenéticos que os sedimentos que os rodeiam como: compressão, dissolução, cimentação etc, até o momento da sua coleta. Desta forma, a tafonomia pode ser aplicada a todos os registros de organismos no planeta, de qualquer idade, desde grandes dinossauros, plantas, microfósseis, até evidências de atividade metabólica como pegadas, fósseis químicos, etc
Por isso queremos convidar vocês para contribuírem com as suas pesquisas em tafonomia e discutir conosco durante os dias 13, 14 e 15 de agosto de 2025 acerca deste emocionante ramo da paleontologia.
Na terceira edição do simpósio brasileiro de tafonomia, teremos temas altamente relevantes como:
– Micropaleontologia e Palinologia;
– Invertebrados, Vertebrados e Icnofósseis;
– Necrólise e Tafonomia forense;
– Tafonomia em estudos do Quaternário;
– Actuotafonomia e Tafonomia aplicada à Arqueologia e
– Fronteiras tafonômicas
Será possível participar do evento apresentando resultados de pesquisas em andamento, ideias relacionadas a novos estudos ou como espectador das apresentações. Durante o transcurso do evento contaremos com minicursos e palestras de especialistas. Se você tiver alguma sugestão de tema de palestra ou quiser ministrar um minicurso, por favor, entre em contato.
Nesta edição do Simpósio contamos com o apoio do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP. O Instituto de Geociências conta com novas e modernas instalações entre elas estão: o auditório com capacidade para 200 pessoas onde acontecerá o Simpósio, além de um amplo saguão para exposição de painéis. No IG é ministrado o curso de Geologia, e cede do Programa de Pós-graduação em Geociências. Os arredores do IG têm excelente infraestrutura de hotéis. Inclusive, dentro do campus, contamos com um parque próximo e o sistema de transporte é integrado com a cidade de Campinas e o aeroporto de Viracopos. Campinas também conta com o polo de alta tecnologia que inclui o CNPEM e o SIRIUS, bem próximo a UNICAMP.
Venha participar da próxima edição do Simpósio Brasileiro de Tafonomia e conheça novas possibilidades de pesquisa. Compartilhe com colegas e nos ajude a ampliar a rede de contatos entre nós tafônomos, somando possibilidades e abrindo novas frentes.
Confira AQUI o site do evento para mais informações!
VEM….