Hoje comemoramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência!
A data de 11 de fevereiro – estabelecida pela UNESCO e ONU-Mulheres como marco – está aqui para nos lembrar da necessidade do esforço constante para transformarmos o mundo em um lugar com mais equidade de gênero. Na ciência e tecnologia esse empenho deve ser ainda mais forte, visto que são campos ainda muito assimétricos.
Embora tenha sua história marcada fortemente pela presença feminina, a Paleontologia do Brasil ainda não atingiu o patamar de equidade ideal. Temos um caminho longo a percorrer, mas, felizmente, temos notado o aumento contínuo da participação feminina no ensino, na pesquisa e na extensão voltada para a área. Graças a projetos de pesquisa e extensão cada vez mais inclusivos (muitos deles encabeçados pelas próprias mulheres cientistas), as algemas a um mundo machista vão sendo quebradas. Grandes nomes da pesquisa, da divulgação científica e do ensino estão em terras brasileiras. Visibilizá-las é nosso papel. Abrir as portas da ciência às meninas é nosso papel. Mantê-las na ciência, também é.
A Diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia vem, na data de hoje, renovar seu compromisso com a equidade, a inclusão e a diversidade, visando contribuir para o bem-estar social e para um mundo cada vez mais honesto.
Diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia