A Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), representando todos os seus associados e associadas, vem se manifestar contra ataques infundados feitos a esta associação, aos seus associados, a paleontólogos gaúchos de um modo geral e a instituições públicas de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio Grande do Sul.
Como uma associação sem fins lucrativos que congrega o maior número de profissionais da área de Paleontologia do Brasil, a SBP atua em defesa da proteção do patrimônio paleontológico do país regida pelos princípios legais de nossa nação. Além disso, através de seu Código de Conduta, a SBP e seus associados têm buscado o refinamento das práticas do trabalho cotidiano dos profissionais legalmente relacionados ao patrimônio paleontológico nacional.
As alegações infundadas recentemente repassadas, através de correio eletrônico, para a comunidade acadêmica e não-acadêmica e para a Controladoria Geral da União (CGU) sobre práticas ilegais da SBP e de seu corpo de associados serão energicamente combatidas por esta associação. Nesse sentido, gostaríamos de tranquilizar nossos associados, informando que a SBP já está tomando as medidas cabíveis para pôr fim a essa prática de alegações inverídicas a todos os associados e instituições que se sentem atingidos pelo documento veiculado. Por fim, nos colocamos à disposição de todos os associados para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários através dos contatos da presidência (presidente@sbpbrasil.org) e da secretaria (secretaria@sbpbrasil.org).
Saudações paleontológicas,
Diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia