A SBP tem o prazer de divulgar o livro “Ostracode e a Amazônia Azul” que relata, de forma lúdica, uma breve história da origem do oceano Atlântico Sul.
O público alvo são jovens e adultos, embora seja bastante provável que pré-adolescentes também apresentem interesse no tema. Quem conta a história são microcrustáceos (fósseis) conhecidos como ostracodes, é claro!
Além da versão em PDF, que será lançada oficialmente em janeiro, foram impressos quatro mil livros com o inestimável apoio do PPGGeo/Capes/Pronex.
Ambas as formas são gratuitas.
Esperamos que você goste da leitura!
Link de acesso:
https://drive.google.com/file/d/1xnlI1W-_b0gLzCwrYBnmn0V075P-DNQL/view?usp=sharing
– / –
Para quem não conhece, o Museu da Amazônia (MUSA), uma instituição privada sem fins lucrativos (similar a uma ONG) é responsável por cuidar de um trecho da reserva Ducke em Manaus e a partir deste espaço produzir exposições de sensibilização às pautas ambientais, mas também popularização e ensino de ciência.
Desde 2019 a instituição trabalha na construção de uma exposição de paleontologia que já conta com um Purussaurus brasiliensis construído osso a osso em tamanho real! Além disso, em 2020 com a aprovação de um projeto de curadoria da FAPEAM (órgão de fomento do estado do Amazonas) o MUSA conta durante um ano com a presença de três pós-doutorandas para construção do acervo científico de paleontologia, biologia, geologia, arqueologia, bem como a produção de conteúdos científicos como os trabalhos que fiz parte e saíram esse ano.
No entanto, devido à pandemia que terrivelmente afetou a vida de todos, o MUSA teve que ficar alguns meses de portas fechadas. Todos esses dias de portas fechadas tem um impacto tremendamente negativo para a instituição que vive basicamente do dinheiro das entradas para pagamento da manutenção e funcionários.
Portanto, aqueles que tiverem interesse em ajudar na preservação de importante instituição de pesquisa e divulgação científica podem contribuir da seguinte forma:
Formas de doação:
Museu da Amazônia
CNPJ 10.795.098/0001-74
Banco do Brasil – Agência 3053-8 – Conta-corrente 37300-1
Código swift para pagamento no exterior: BRASBRRJBHE
Enviar o comprovante para o e-mail dizendo que se trata de uma doação amigosdomusa@museudaamazonia.org.br
Links oficiais para outras formas de doar:
http://museudaamazonia.org.br/pt/contato/
http://museudaamazonia.org.br/pt/seja-socio/
http://museudaamazonia.org.br/pt/contribua/
– / –
O ano de 2021 será muito importante pois os eventos, após a vacinação e ainda dentro de normas de segurança, começarão a retornar.
Já temos confirmado um muito importante, o TAAS!
O 2nd TAAS (https://www.ufrgs.br/taas/) irá acontecer esse ano, mesmo que de forma híbrida (em julho de 2021).
Aguardamos a presença de todos!
Leave a Comment