Prezados(as) sócios(as) da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP),
A Floresta Petrificada de Altos (PI) é um patrimônio de valor incalculável, abrigando mais de 70 troncos de coníferas fossilizadas do Paleozoica, testemunhos de um tempo em que o Nordeste era coberto por essas florestas. Além de seu significado paleontológico, a área possui um ecossistema de extrema importância, com fauna nativa, mata de cocais e nascentes.
No entanto, este sítio está sob grave ameaça. Práticas ilegais como desmatamento, queimadas, produção de carvão e criação de animais estão degradando o local. A abertura de uma estrada municipal já destruiu vários troncos fossilizados, e há planos para uma linha de transmissão que cruzaria a área. Apesar de pedidos de transferência para o ICMBio, ainda não há proteção efetiva.
Para evitar a perda irreversível deste patrimônio, estamos convidando a assinar um abaixo-assinado que pede a criação de uma Unidade de Conservação e um Parque Paleontológico na Floresta Petrificada de Altos. Essa iniciativa promoveria preservação, turismo científico e desenvolvimento sustentável para a comunidade local. Sua assinatura é fundamental para dar voz a essa causa. Contamos com o apoio da comunidade paleontológica brasileira!
Link para assinar aqui!
Agradecemos pela atenção e pelo compromisso com a preservação do nosso patrimônio paleontológico.
Saudações Paleotológicas







