O ano de 2024 foi repleto de bons momentos na Paleontologia Brasileira. Avanços significativos aconteceram na produção científica paleontológica do país, revelando achados fósseis surpreendentes em nível mundial e projetando a qualidade e relevância dos pesquisadores brasileiros no cenário internacional a partir de publicações científicas de peso em grandes periódicos. Muitas dessas produções foram vistas e debatidas em nossos eventos científicos, valendo a pena ressaltar aqui o XXVIII Congresso Brasileiro de Paleontologia, realizado em outubro em Maceió/AL, e as reuniões PALEO, realizadas nos meses de novembro e dezembro por todo o país. Nesse sentido, agradecemos imensamente a todas as comissões organizadoras de nossos eventos.
Vivemos um ano singular no que diz respeito à formação de recursos humanos na área de Paleontologia. Nossas pós-graduações voltaram a vivenciar o crescimento de seus quantitativos de discentes em cursos de Mestrado e Doutorado – que estava em queda nos anos anteriores, como reflexo da pandemia do Covid-19 – e novas teses e dissertações relacionadas às ciências paleontológicas foram produzidas neste ano. Formamos nossos alunos que entraram durante a pandemia e vimos a alegria de nossos novos mestres e doutores ao darem a conhecer novas informações sobre a Paleontologia do Brasil e do exterior.
Estamos vivendo um momento ímpar na história da Paleontologia brasileira ao ver paleontólogas e paleontólogos amplificando as discussões sobre a proteção de nosso patrimônio fossilífero, tanto nas esferas nacionais quanto nas internacionais. Nesse sentido, vale lembrar que nossas ações enquanto defensores do nosso patrimônio cultural e natural se tornaram referência para as políticas internacionais. Isso tem sido muito bonito de se ver. Além disso, estamos às vésperas da regulamentação da profissão de paleontólogo(a) no Congresso Nacional.
Nesta retrospectiva de 2024, é muito importante notar o quão vibrante é a Paleontologia do Brasil e a força que têm os paleontólogos e paleontólogas do nosso país. Nesse momento de encerramento de atividades anuais e preparação para reuniões familiares e descanso, a Sociedade Brasileira de Paleontologia vem relembrar os nossos principais feitos e desejar a todos os seus associados um Feliz Natal, com muito amor, paz e fraternidade, e um 2025 ainda mais vibrante, próspero, pacífico e produtivo!
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
São os votos da Diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia