Como sabem, a atual Diretoria da SBP criou recentemente a Medalha Setembrino Petri. Esta condecoração objetiva dar o devido reconhecimento ao pesquisador ou pesquisadora que contribuiu consideravelmente para o desenvolvimento da paleontologia nacional, assim como o Professor Petri fez.
Após consulta ao Conselho Consultivo, que é composto pelos ex-presidentes da SBP, a diretoria decidiu que a primeira condecorada será a Prof. Dra. Norma Maria da Costa Cruz. A entrega desta honraria ocorrerá durante a Assembleia Geral da SBP, durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Paleontologia em Maceió, Alagoas.
Para celebrar este momento muito especial para a paleontologia nacional, convidamos a todos a lerem um breve texto sobre a Prof. Norma Cruz, redigido pelo Prof. Dr. Marcelo de Araujo Carvalho.
“Dra. Norma Maria da Costa Cruz é uma das mais proeminentes paleontólogas brasileiras, especializada em Palinologia do Paleozoico, formou-se em 1961 em História Natural pela então Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. Logo após a graduação, ingressou na Divisão de Geologia e Mineralogia do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), onde foi contratada para atuar na área de micropaleontologia (Palinologia). Recebeu constante apoio do eminente paleontólogo, Prof. Dr. Friedrich Wilhelm Sommer, a quem deve a orientação de sua carreira científica. Doutorou-se em palinologia com a tese intitulada “Quitinozoários da Cachoeira do Vira-Mundo, Rio Trombetas, Estado do Pará”, sob a orientação do eminente paleontólogo Prof. Josué Camargo Mendes. Contribuiu significativamente com atividades acadêmicas em inúmeras universidades, participando de diversas bancas de defesa de mestrado, doutorado e de concursos públicos. A Dra. Norma Cruz é sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Paleontologia, tendo sido Secretária dessa SBP de 1968 a 1970, Presidente de 1993 a 1995, e Membro Associado da Academia Brasileira de Ciências desde 1982. A Dra. Norma Cruz é, sem dúvida, uma figura inspiradora cuja carreira brilhante e legado científico continuarão a influenciar gerações futuras de paleontólogos e cientistas. Com profunda admiração e respeito, celebramos sua vida e suas realizações, agradecendo por suas inestimáveis contribuições à paleontologia e à ciência brasileira.”
Saudações Paleontológicas.