É com muita alegria que a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) notícia a inclusão do Geoparque Uberaba na Rede Mundial de Geoparques da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Mais uma vez, a Paleontologia encabeça a criação de um geoparque no Brasil, ressaltando a importância dos fósseis como uma ferramenta para a melhoria social, cultural, econômica, educacional e científica de uma região.
O Geoparque Uberaba é o sexto geoparque reconhecido pela Unesco no Brasil e teve pontapé inicial a partir do desenvolvimento da Tese de Doutorado do associado Luiz Carlos Borges Ribeiro, voltada para o potencial do município para entrar na Rede. Anos se passaram e diversos pesquisadores, instituições e entidades se juntaram à causa, a qual vemos agora colher o seu fruto mais importante. “Terra de Gigantes”, o slogan do parque, é uma alusão a um dos mais expressivos registros paleontológicos de dinossauros do nosso país.
A alegria contida nesta mensagem resulta do fato de presenciarmos a Paleontologia Brasileira – através de seus paleontólogos e paleontólogas e de seu patrimônio fossilífero – ser mundialmente exaltada.
Viva a Paleontologia de Uberaba! Viva ao Geoparque Uberaba!
Saudações paleontológicas,
Diretoria da SBP.