A convite do Grupo Nature e, em especial do corpo editorial do periódico Nature Ecology & Evolution, a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) publicou o manuscrito “Scientific societies have a role to play in repatriating fossils”, o qual exemplifica as ações desta associação em processos de repatriação de espécimes fósseis e no combate ao colonialismo científico na Paleontologia. Além disso, são apresentados os desafios, perspectivas futuras e parceiros fundamentais nos processos de repatriação.
O convite e a publicação são exemplos do reconhecimento do papel pioneiro e exemplar da comunidade paleontológica brasileira (SBP, paleontólogos e paleontólogas do Brasil, instituições governamentais e universidades) no combate ao colonialismo científico na Paleontologia a nível mundial. A SBP sente-se muito honrada em fazer parte de ações tão importantes para a ciência.
Adicionalmente, desejamos que as ações da SBP (avulsas ou em conjunto com paleontólogos brasileiros e instituições) sirvam de inspiração para as demais associações paleontológicas latino-americanas.
Para acessar: https://www.nature.com/articles/s41559-023-02296-2
Desejamos a todos uma ótima leitura. Saudações paleontológicas!
Diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia