A Diretoria da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) reuniu-se, na última segunda-feira, 19/12, com o o Dr. Felipe Pinheiro, Prefeito do município de Itapipoca (Estado do Ceará), bem como com os secretários de Cultura, de Educação e de Turismo do município. Participaram também da reunião a Diretora do Museu de Pré-história de Itapipoca (MUPHI), Eveline Cipriano, e o curador da coleção do museu, o paleontólogo Celso Lira Ximenes.
A reunião teve como objetivo principal a discussão acerca da realização das obras da nova sede que abrigará o MUPHI. O museu, que foi criado em 2005, atualmente está fechado para exposições e acesso aos pesquisadores, e aguarda a efetivação da reforma de sua nova sede. O novo equipamento científico-cultural de Itapipoca tem previsão para ser reinaugurado ainda em 2023 e abrigará exposições ainda maiores que as anteriormente existentes, assim como permitirá salvaguardar os patrimônios paleontológicos e arqueológicos da região de modo ainda mais seguro.
Além disso, foi firmado um convênio entre a Prefeitura de Municipal de Itapipoca e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) contemplando a criação do curso de especialização em Paleontologia. Previsto para ser sediado no MUPHI, o curso terá como objetivo a formação de recursos humanos na região, visando a capacitação profissional da comunidade local nas áreas de Paleontologia e Educação Patrimonial.
Tais ações reforçam a posição estratégica de Itapipoca na produção do conhecimento paleontológico relacionado à Megafauna do Quaternário e na formação de pessoal para atuação na defesa do patrimônio paleontológico brasileiro.