Setembrino Petri nasceu em 25 de setembro de 1922 em Amparo – SP, graduado em História Natural na Universidade de São Paulo (USP), onde atuou como Professor de 1945 até 1985. Atuou e colaborou com várias instituições no campo de pesquisas, tanto nas geociências quanto na paleontologia.
Na paleontologia nacional, Petri trabalhou com diversos fósseis brasileiros, de várias idades e localidades. Porém, sua maior produção está relacionada aos estudos taxonômicos e bioestratigráficos sobre os foraminíferos brasileiros. Tornando-o “primeiro paleontólogo brasileiro a interessar-se pelo estudo de foraminíferos fósseis” e um dos pioneiros da micropaleontologia brasileira.
Para celebrar o centenário de nascimento do Dr. Setembrino Petri, nesta segunda-feira (26 de Setembro, 2022) ás 16:00, acontecerá um evento de comemoração no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC-USP). Entre as atividades está prevista a apresentação de uma nova espécie de Diptera (Família Tipulidae) nomeada em homenagem ao Prof. Setembrino.
Você pode acompanhar também de forma remota pelo link:
Saudações Paleontológicas